ACONVEX - Aerosols, Clouds, cONVection EXperiment
No contexto de mudanças climáticas, grandes incertezas residem na compreensão sobre como será a resposta das nuvens e da precipitação a um planeta mais impactado pela atividade antrópica. A região amazônica, por estar sujeita a um enorme gradiente de concentração de gases traço e aerossóis entre as estações chuvosa e seca, torna-se um excelente laboratório para o estudo das propriedades de nuvens tanto sob condição natural quanto sob esta forte influência humana.
Neste projeto, serão realizadas medidas de longo prazo para estudar as propriedades micro e macrofísicas de nuvens na região amazônica. Dentro os instrumentos que temos disponíveis, estão:
- radar de apontamento vertical,
- raman-lidar com canal de vapor de água,
- ceilômetro,
- contador de CCN,
- GNSS,
- fotômetro solar e
- radiômetro shadow-band,
que darão o detalhamento temporal e vertical necessários para se estudar a interação microfísica-nuvens-clima.
Também serão realizados estudos de modelagem numérica em alta resolução. Pretende-se utilizar o modelo BRAMS, desenvolvido pela comunidade brasileira e que conta hoje com a mais acurada representação da região amazônia do ponto de vista da vegetação, topografia, aerossóis e química. Entretanto, a parametrização de microfísica ainda é a original do RAMS, incluindo apenas um momento na distribuição de tamanhos e uma concentração fixa de CCN. Pretendemos implementar uma nova microfísica, como a do RAMS@CSU, que inclui CCNs dinâmicos com dois momentos e uma mistura de aerossóis (parâmetro kappa). A combinação de simulações e medidas permitirá entender melhor o ciclo de vida dos sistemas convectivos na região amazônica, bem como compreender os fatores que podem alterar os campos de nuvens e precipitação, e avançar no entendimento das interações aerossóis clima.